Picture
    O pensamento contemporâneo se manifesta análogo a um circuito de percurso não linear e que, portanto, busca ser sistêmico e considerar o todo em detrimento dos fragmentos isolados, configurando-se como uma rede. A arquitetura e o urbanismo, dentro dessa lógica, se interligam a outras áreas e potencializam a criação de novos métodos de produção e possibilidades de atuação.

    Partindo desse pressuposto a XI Semana de Arquitetura colocará como eixo temático a arquitetura e o urbanismo contemporâneos e seus desdobramentos na sociedade pós-moderna em diferentes escalas e conjunturas, um momento de crise e novas possibilidades. Será um espaço de reflexões acerca de questões atuais fundamentais ao arquiteto, desde a sua formação até a atuação profissional, da escala do projeto até o planejamento urbano e regional.

    Alguns dos tópicos previstos como subtemas, para exemplificar, são: novas técnicas e materiais construtivos, métodos de projeto, a relação das novas tecnologias com o modo de se habitar espaços públicos e privados, o projeto de cidade contemporânea, arte no contexto urbano, mobilidade urbana, a postura política do arquiteto frente a questões sociais, produção arquitetônica contemporânea brasileira.

por Otávio Henrique




Leave a Reply.